No próximo sábado (11), a Operação Cata-Tranqueira, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, atenderá a região dos condomínios Aruã, no bairro Cidade Parquelândia, e também alguns bairros no limite entre Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba. As equipes recolherão objetos e móveis que não têm mais utilidade para os cidadãos, com o objetivo de evitar o descarte irregular.
De acordo com o calendário da operação (disponível mais abaixo), o Cata-Tranqueira passará pelo Aruã Lagos, Aruã Brisas, Aruã Ecopark, Jardim Margarida, Novo Horizonte e Jardim Piatã I e II.
Os moradores desses locais devem deixar o que desejam descartar nas calçadas em frente às suas residências na noite da sexta-feira ou nas primeiras horas do sábado. A Prefeitura explica que só não são recolhidos lixo doméstico, roupas, restos de construção civil (entulho) e material resultante de poda de árvore ou jardinagem.
O Cata-Tranqueira é uma operação realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Mogi das Cruzes ao longo de todo o ano, sempre aos sábados. A cada semana, são cerca de 10 funcionários atuando. O objetivo é recolher objetos e móveis não mais utilizados pelas pessoas e dar a eles a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldades para fazer o descarte. A operação atende os bairros conforme um cronograma, que pode ser consultado mais abaixo.
Quem tiver pneus para descartar também pode separá-los. Este é um serviço adicional realizado pelas equipes, que contribui para a contenção da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
A operação também é importante para diminuir a possibilidade de alagamentos na cidade, uma vez que, se descartados incorretamente, esses materiais podem ser levados pelas águas da chuva e obstruir o sistema de drenagem da cidade.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5706.