A prefeitura de Ferraz de Vasconcelos comunicou, nesta quarta-feira (08), a criação da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, a primeira do tipo no país. De acordo com a administração municipal, a pasta terá como finalidade criar e executar políticas públicas que envolvam a população em situação de vulnerabilidade social, regularização fundiária e adoção de estratégias de criação de emprego e renda.
A inovação, que se tornou realidade por uma parceria com a ONG Gerando Falcões, também conta com uma forma nada convencional para escolher o(a) secretário(a) titular da pasta: um processo seletivo, ao invés da comum utilização de critérios políticos e/ou ideológicos.
A prefeita Priscila Gambale (PSD) justificou a escolha deste modelo como uma forma mais democrática e que dá oportunidade para todos que querem atuar na administração municipal. Além disso, defendeu a criação da pasta como uma ferramenta para atenuar os danos da desigualdade social.
“A Secretaria de Favelas está sendo criada para que a administração tenha um olhar mais próximo e sensível com as demandas existentes nas comunidades, voltada para atender as famílias que residem em áreas de maior vulnerabilidade social”, disse.
A vaga tem como exigências: nível superior em qualquer área de formação; liderança de equipe; gestão pública ou execução de políticas públicas; gerenciamento de projetos ou gerenciamento de convênios ou parcerias; e experiência profissional de 1 a 2 anos. Além de quesitos desejáveis, como pós-graduação em área correlata à inovação, às políticas públicas ou à gestão pública, experiência no setor público de, no mínimo, dois anos em cargo ou função de confiança em qualquer esfera de governo, e experiência com trabalho em locais de alta vulnerabilidade.
Os interessados devem se inscrever, pelo link https://www.walljobs.com.br/vagas/secretario-a-para-secretaria-das-favelas-ferraz-de-vasconcelos-sp, até o dia 27 de julho.