Nesta segunda-feira (20), a prefeitura de Itaquaquecetuba assinou a ordem de serviço para dar início à retomada das obras da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Fortuna. A previsão é que o serviço seja entregue à população dentro de aproximadamente 12 meses e atenda a população do Jardim Fortuna, Parque Macedo, Jardim São Paulo, Jardim do Vale, Jardim Adriane, Jardim Americano, dentre outros.

O investimento para a realização da obra é de cerca de R$ 2 milhões, custeados integralmente pela empresa Ibiaçu Loteamentos, por uma parceria público-privada com a prefeitura.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ariana Julião, a UBS contará com 6 consultórios médicos, com atendimentos de ginecologia, pediatria, clinica geral e odontologia, além de salas para curativos, inalação e aplicação de vacinas.

“Com a chegada dessa unidade, conseguiremos atender cerca de 5 bairros da região, além de desafogar a UBS do Jardim Odete, que hoje faz cerca de 8 mil atendimentos por mês. Nossa expectativa é que essa carga seja diminuída pela metade, ou seja, 4 mil atendimentos por mês em cada uma”, disse a titular da pasta.

A construção do posto de saúde teve início no ano de 2011, na gestão do então prefeito Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia (Avante), mas não teve continuidade na seguinte, do prefeito Mamoru Nakashima, o Dr. Mamoru (PSDB). Onze anos depois, a unidade integra o projeto da gestão de Eduardo Boigues (PP) chamado de “Nova Saúde de Itaquá”, que visa a retomada e modernização dos serviços de saúde municipais.

Outro expoente do projeto é a UBS do bairro do Marengo Alto – cuja situação era bem parecida com a do Jd. Fortuna –, que tem sua inauguração já marcada para o início do próximo mês.

O mandatário se comprometeu a dar continuidade a 7 obras paralisadas na área da Saúde, sendo elas as já citadas do Jd. Fortuna e Marengo Alto, além de Jd. Horto do Ipê, Jd. Nápoli, Parque Scaffid, Jd. Zélia e Pequeno Coração.  

“Por conta da pandemia, a atenção do município na área da saúde ficou muito voltada para a Covid-19. Agora, com o avanço da vacinação e a volta à vida normal, podemos voltar nossos olhos para a atenção básica, a emergência e a urgência”, completou.