Prefeito anunciou a revogação do imposto, que passou a vigorar em maio

O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), informou que as pessoas que pagaram a cota única da taxa ambiental, conhecida como taxa do lixo, poderão pedir ressarcimento dos valores referentes entre julho e dezembro, após o projeto de revogação do imposto ser aprovado pelos vereadores e regulamentado pela gestão municipal.

Guti informou a medida em vídeo divulgado na manhã desta quarta-feira (20) nas redes sociais. Ontem (19), em live, o prefeito anunciou a revogação do imposto, que passou a vigorar em maio.

De acordo com o prefeito, os contribuintes que pagavam as cotas mensais poderão ser ressarcidos, mas a equipe técnica está avaliando como isso poderá ser feito.

A cobrança será revogada a partir do mês de julho. Contudo, segue a obrigação dos contribuintes pagarem a taxa em maio e junho.

A taxa do lixo foi aprovada em Guarulhos no ano passado, mas começou a ser cobrada em maio. Inicialmente, a revogação valeria para 2023, mas a pressão popular fez com que o governo municipal decidisse antecipar a medida. Para isso, haverá remanejamento de verba para cobrir o custo da taxa do lixo. Os vereadores devem votar o projeto em agosto, mas o texto terá validade retroativa a julho.