Nesta quarta-feira (6), a secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba fez um balanço das ações – e dos resultados delas – no setor da educação. De acordo com a prefeitura, os resultados têm sido positivos, apesar de sempre haver a possibilidade de melhora.
“Nossa luta é diária, constante e com resultados a médio e longo prazo. Enfrentamos um semestre desafiador, mas com união e o comprometimento de todos, avançamos”, destacou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.
Dentre as entregas destacadas, estão as creches Miguel Alves Pereira, Pastor Lamar Martins, Jandira Fortunata da Silva e Emiliana Pais da Silva, que disponibilizaram 226 vagas a mais para as crianças itaquaquecetubenses.
Também foi ressaltada a criação da Plataforma Conectados, que é um sistema gerenciador de dados para registro e acompanhamento do processo educativo da rede, com o objetivo de analisar os resultados e planejar ações, principalmente no cenário pós-pandêmico.
A secretaria também oportunizou formações em larga escala para 2.876 profissionais sobre o contexto escolar e gestão de pessoas. Parcerias com os governos federal e estadual também foram firmadas.
Recentemente, a Casa de Projetos Educacionais foi inaugurada com a missão de oferecer monitoria, convênios com entidades parceiras e suporte pedagógico para que as unidades escolares desenvolvam projetos que promovam a cultura de paz, respeito à diversidade, atividades esportivas, sustentabilidade e cidadania.
Outro destaque do semestre foram os 42 mil kits de material escolar distribuídos para os estudantes desde a educação infantil à modalidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os professores também receberam um kit de apoio.
O quadro de professores foi ampliado para 2.069 titulares de cargo com o chamamento do concurso público de 2017. Esse aumento de efetivo também se refletiu no quadro de funcionários que prestam serviços terceirizados, como de limpeza. Além disso, agora a frota de transporte escolar conta com mais dois ônibus adaptados para o transporte de estudantes com deficiência.
A merenda escolar terceirizada, que tem realizado testes de aceitabilidade na preparação de novas receitas, além de cardápio específico para crianças com restrição alimentar. A equipe de merenda escolar conta com 11 nutricionistas, três coordenadores e 233 merendeiras.