Portaria com nomeação de Adrualdo de Lima Catão foi assinada nessa quarta-feira e publicada no Diário Oficiall da União

O ex-diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Adrualdo de Lima Catão, foi nomeado para o cargo de secretário nacional de Trânsito do Ministério do Transportes, atualmente comandado pelo senador Renan Filho (MDB). Catão comandou a autarquia no Estado durante a gestão do ex-governador.


A portaria da Casa Civil da Presidência da República foi assinada nessa quarta-feira (22) e já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O secretário é paraibano e filho do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Antônio Adrualdo Alcoforado Catão. No currículo, consta que possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também atuou como professor da Ufal, do Centro Universitário CESMAC e da Unit/AL.

Quando comandou o Detran/AL, Adrualdo Catão afirmou que era contra a possível declaração de inconstitucionalidade da Lei Seca em todo o país e classificou como “retrocesso” a tentativa de rever a legislação.


“A clareza da lei na forma de tolerância zero é uma sinalização importante e tem efeito no comportamento geral. Beber e dirigir já foram uma prática socialmente tolerada, e a Lei Seca conseguiu mudar isso. Não podemos voltar atrás”, comentou à época.


Ele também se posicionou contrário à extinção do seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), como previa Medida Provisória (MP) publicada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). E ainda defendeu que o seguro fosse aperfeiçoado.

Fonte - Gazeta Web