As fortes chuvas deixaram ao menos 36 mortos, 40 desaparecidos e quase dois mil desalojados na região, segundo informações do governo estadual
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) pregou união e diálogo entre as autoridades para atenuar os danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram municípios do litoral norte de São Paulo no final de semana.
Depois de sobrevoar as áreas afetadas nesta segunda-feira 20, o petista fez um pronunciamento à imprensa ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB). Ministros do governo também integraram a comitiva presidencial.
“A presença do governador Tarcísio, do companheiro Felipe, nosso prefeito, e do governo federal é uma demonstração específica de que é possível a gente exercer a nossa função na democracia mesmo quando pertencemos a partidos políticos diferentes, mesmo quando a gente pensa diferente ideologicamente. O povo é muito mais importante que qualquer divergência”, destacou.
O presidente ainda ressaltou que o governo federal está à disposição para contribuir com a reconstrução de São Sebastião e de outros municípios atingidos pelos temporais. Mais adiante, disse ser preciso compartilhar os esforços e estabelecer uma parceria entre as diferentes instâncias de governo.
“Posso garantir que meus ministros, governador, estarão dispostos a conversar para que a gente compartilhe, para que a gente faça uma parceria para recuperar efetivamente, de verdade, o estrago que a chuva fez aqui em São Sebastião”, garantiu.
Lula embarcou rumo a São Paulo por volta das 8h na Base Naval de Salvador, na Bahia, onde passava o feriado de Carnaval. Ele chegou em São José dos Campos às 10h15 e, do local, seguiu com a comitiva presidencial para um sobrevoo às regiões atingidas.
Fonte - Carta Capital