O ex-secretário estadual de Educação, Rafael Brito (MDB), foi um dos nove deputados federais por Alagoas a tomar posse nesta quarta-feira (1º). Em entrevista ao jornalista Cícero Filho, o emedebista afirmou que espera um ano positivo, de mais diálogo e tendo as pautas educacionais entre as prioridades.


“O clima é muito bom aqui em Brasília depois dos absurdos que ocorreram em 8 de janeiro. O clima tem sido de muita cooperação e união de pautas que são comuns a todos, esquecendo, nesse primeiro momento, as diferenças e desavenças, buscando reduzir a temperatura do radicalismo tanto de um lado, quanto de outro, para que a gente possa ter um ano bem produtivo do ponto de vista legislativo”, avaliou.


Rafael Brito disse que está na Câmara Federal com a bandeira da educação e da juventude, por isso, deseja ocupar o espaço de um parlamentar que seja reconhecido por defender essa agenda.


“Já fiz várias reuniões, por exemplo, com a deputada Tabata Amaral e o professor Israel Batista, a gente tem falado muito sobre a frente parlamentar em defesa da educação, conversando sobre a comissão da educação”, contou.


O ex-secretário, no entanto, lamentou a diminuição da bancada da educação nesta legislatura, pois cerca de 18 parlamentares não foram reeleitos.


“Isso é muito ruim porque já foi um tema que ficou muito esquecido, principalmente nesses últimos 4 anos, mas o Governo Lula naturalmente se volta mais à educação e tenho a certeza que a educação é a principal maneira de mudar a desigualdade social no país.”


Ele ainda relembrou os feitos conseguidos na Educação de Alagoas, como valorização dos professores, adoção do piso do magistério e programas como o Cartão Escola 10. Rafael citou que no último ano houve 37 mil alunos concluintes do ensino médio e a previsão agora é de 51 mil.


“Provavelmente o maior número da história. É uma marca muito importante. O Cartão Escola 10 é um programa forte e como o prêmio é de R$ 2 mil, estamos falando de um investimento de mais de R$ 100 milhões, fora os outros prêmios”, comentou.