O professor, filósofo, mestre em Educação, especialista em Educação Infantil, e integrante da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), Vital Didonet, reconheceu as ações e o planejamento da Secretaria da Primeira Infância de Alagoas (Secria) e elogiou o Governo de Alagoas pela constituição do órgão. Ele participou nesta terça-feira (7) de uma videoconferência com integrantes da pasta.


Didonet afirmou que a Rede Nacional da Primeira Infância, onde trabalha, tem o desejo de que a primeira infância avance no Brasil como uma política pública sólida, mas articulada com os diferentes setores. Para ele, não existe separação entre a educação infantil, entre uma atividade e outra. Ele exemplificou que uma criança, quando está correndo no pátio, desenvolve valores de respeito ao corpo do outro, de exercício físico, de saúde, além de desenvolver a imaginação do brincar.


“Por isso, a LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional], quando define o objetivo da Educação Infantil, diz: desenvolver a criança em todos os aspectos da sua personalidade, ou seja, ela não vai desenvolver o cognitivo apenas, o conhecimento, o aprender a ler e escrever, o contar, ela está formando pessoas”, afirmou o professor


A Secria está estruturada nas áreas de assistência, educação e saúde. A pasta tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, englobando aspectos físicos, cognitivos e psicossociais, sem deixar de lado o contexto familiar em que essa criança vive.


Na educação estão sendo estruturadas 200 creches. As equipes que vão atuar nas creches são treinadas, para que os equipamentos sejam utilizados de forma a desenvolver questões sensoriais dentro do contexto que a criança está naquele ambiente. A educação continuada também realiza várias oficinas durante o ano.


O Cartão Cria, maior programa de transferência de renda estadual, com quase 143 mil pessoas em condições de vulnerabilidade social cadastradas e que recebem mensalmente R$ 150, também está no foco das melhorias.