Durante a alta temporada, Alagoas lidera a preferência nacional no mercado do turismo brasileiro. Já a capital alagoana, está entre os três lugares mais procurados nas principais operadoras e agências de turismo do Brasil.

A Secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, é a entrevistada do CadaMinuto de hoje e explicou as novas iniciativas para impulsionar a atividade turística no estado e destacou a geração de empregos através do setor.

Confira a entrevista na íntegra:

 

CM: Quais os projetos para o turismo alagoano em 2023?

Estamos desenvolvendo e já operacionalizando um plano de trabalho extenso para o ano de 2023, com base nas ações exitosas do ano passado e também implementando novas iniciativas para impulsionar a atividade turística em Alagoas. Seja no âmbito da regionalização, promoção do destino, capacitação e qualificação dos prestadores de serviços até a criação de novos produtos e o planejamento e coleta de dados estratégicos, estamos preparando projetos que irão abarcar o turismo diante da sua relevância para o estado, como segunda atividade que mais impacta na economia alagoana.

O diálogo com toda a cadeia, trade turístico e os players dos mercados nacionais e internacionais do setor já estão sendo fortalecidos para que consigamos garantir continuidade no processo de ampliação da nossa malha aérea, número de leitos, atração de novos empreendimentos e, sobretudo, geração de emprego e renda para a população. Em mesmo sentido, estamos apostando cada vez mais na divulgação e promoção do nosso destino, a fim de termos assertividade na mensagem que estamos passando para o nosso público, seja quem já é consolidado como emissor, como aqueles que vemos potencial para tornar-se um.

Paralelo a isso, já está em fase de implementação na Secretaria de Turismo, a criação de novas rotas turísticas e gastronômicas abarcando as sete regiões do estado, além de iniciativas para potencializar o turismo de negócios nas regiões incluídas no Mapa do Turismo, desenvolvendo qualificação na prestação dos serviços turísticos, por meio do programa Escola do Turismo, que vai capacitar mais de 11 mil prestadores de serviço em Alagoas com cursos gratuitos. Aliado a esses projetos, estamos trabalhando na melhoria da infraestrutura local, como o início instalação de sinalização turística de padrão internacional no destino.

 

CM: Como a Setur pretende promover Alagoas além dos equipamentos turísticos tradicionais?

Acredito que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado já deixou bem claro que Alagoas não possui somente belezas naturais, em qualquer das suas esferas de sol, praia, rios, cachoeiras, cânions até a categoria do turismo religioso, histórico ou cultural. Apostamos e investimos nos últimos anos, e vamos intensificar ainda mais na atual gestão como demanda do próprio governador Paulo Dantas, no turismo de negócios. E nesse ponto temos o grande privilégio de já contarmos com um equipamento estruturado e de referência para abarcar os mais variados eventos, que é o Centro de Convenções Ruth Cardoso, que, inclusive, está passando por um processo de ampliação e aumentará sua capacidade de atendimento.

Outro ponto que também vai receber uma atenção especial é o turismo de esporte, que tem um potencial enorme a ser explorado no nosso estado.

 

CM: Em sua opinião, por que Alagoas é um dos estados mais procurados pelos turistas?

O grande diferencial de Alagoas é a sua diversidade, no sentido mais amplo possível da palavra. Temos uma beleza natural paradisíaca, que vai do Litoral ao Sertão, com a oferta de produtos turísticos ricos e diversos, além de uma variedade cultural, arqueológica, histórica e religiosa que enriquece a experiência de quem chega ao nosso estado em qualquer um dos seus destinos. A gastronomia e o artesanato são um capítulo à parte em Alagoas, que proporcionam uma experiência distinta para os nossos turistas, não à toa aparecemos sempre como líder de vendas e um dos destinos mais procurados do país nas principais operadoras e agências de turismo.

 

CM: Nos próximos cinco anos o mercado deve gerar 30 mil novos empregos. A Setur tem algum para a contratação de mais pessoas?

Ano a ano, a demanda por emprego aumenta no estado de Alagoas e o segmento do turismo continua sendo a 2ª atividade econômica mais importante com impacto direto na criação de oportunidades para a nossa população.

De acordo com o último levantamento da Datatur, plataforma desenvolvida pela Abih e Secretaria de Turismo que monitora dados econômicos do setor através de órgãos oficiais, podemos afirmar que oficialmente em 2020 (dados Caged) foram gerados aproximadamente 23 mil empregos formais com impacto salarial de R$28,5 milhões/mensal. Os números para este ano devem ser ainda maior, considerando os resultados crescentes registrados no Turismo de Alagoas, como do número de leitos nos hotéis que saltou de pouco mais de 20 mil para 40 mil no período de 2015-2022.

Paralelo a isso, estamos iniciando projetos de capacitação e qualificação para que estes profissionais sejam abarcados pelo mercado de trabalho, que está ansioso para recebê-los. A Setur já trabalha no sentido de firmar parcerias com as entidades oficiais para que seja gerado um banco de dados que auxilie os empresários e acelere o processo de busca e contratação de emprego. Dessa forma, a gente consegue perpassar por todas as etapas, desde a qualificação e capacitação dos prestadores de serviço até a criação de novas vagas no mercado, com a consequente a absorção por parte dos empregadores, fechando todo o ciclo.

 

CM: De que forma o governo do Estado busca conciliar os projetos da Setur com as demandas do trade turístico?

Nossa equipe possui vários parceiros que fazem todo o trabalho ser desempenhado a quatro mãos, com maior fluidez e sensatez. Alagoas tem o privilégio de trabalhar lado a lado com um trade turístico integrado, com ideias que convergem e dialogam com as políticas públicas e projetos que desenvolvemos no Governo, por meio da Secretaria de Turismo.

Em sentido mais interno, podemos ressaltar também a imensa importância no diálogo com as sete instâncias de governança, que são associações formalizadas com foco no desenvolvimento e promoção das regiões turísticas do estado.

Claro que todas as demandas, projetos e ideias são ouvidas, discutidas e balizadas de acordo com a viabilidade de implementação e prioridade do estado

Fonte: Cada Minuto