O vereador Leonardo Dias (PL) apresentou um Projeto de Lei que visa criar um espaço específico para mulheres que sofrem abortos espontâneos em hospitais públicos e privados de Maceió.
Dias entende que o atendimento às pacientes precisa ser mais acolhedor e humanizado, sendo focado em minimizar os traumas sofridos pelas pacientes que perdem seus bebês. Este projeto foi desenvolvido após uma conversa entre o vereador e uma mulher que passou pelo procedimento abortivo.
De acordo com o projeto de lei, o espaço destinado às pacientes deve ser distinto da ala de observação obstétrica. O objetivo é separar as pacientes do mesmo ambiente em que outras mulheres estão concebendo seus filhos saudáveis.
“A experiência de aborto espontâneo pode ser muito dolorosa para as mulheres que passam por essa situação. É uma experiência traumática e angustiante e que pode ser agravada pelo fato de mães que perdem seus filhos estarem no mesmo ambiente de outras que estão dando à luz”, afirmou.
O vereador entende ainda que as mulheres que passam por essa experiência traumática precisam de um atendimento psicológico ainda na unidade hospitalar.
“Apresentamos este projeto de lei para garantir todas as mulheres que passam por um aborto espontâneo tenham um espaço que possa ofertar um ambiente um pouco mais tranquilo e acolhedor durante sua estadia no hospital, visando proporcionar mais conforto e privacidade às pacientes”, concluiu.