O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas informou, nesta semana, que oito processos de fraude à cota de gênero estão em análise por parte do pleno. E a situação acendeu um alerta nos partidos no Estado.
Isso porque, importantes políticos podem cair nas próximas semanas, após esses julgamentos, podendo modificar o xadrez político para o próximo ano.
Nesses casos, três importantes cidades da região norte estão sendo julgados: Barra de Santo Antônio, Paripueira e São Luís do Quitunde.
A situação dessa parte do estado é delicada. Há um bom tempo, não há grandes nomes políticos para essa área, apenas a deputada Flávia Cavalcante. Então a composição das chapas será importante, para construir nomes de apoio para futuros candidatos em 2026.
Nos bastidores, os presidentes estaduais dos partidos, buscam nomes para iniciar seus departamentos femininos, por exemplos. Então não se surpreendam se começarmos a vermos mais mulheres em eventos políticos. Mas seria para equiparar ou para não ter seus mandados cassados?
Fonte – AL102