O presidente Lula estuda turbinar o Ministério dos Esportes e entregá-lo ao PP para conseguir contemplar o Centrão na reforma ministerial que deve ser anunciada até o final desta semana.

A ideia do presidente é que a pasta também incorpore competências do Ministério da Micro e Pequena Empresa, que sequer foi criado. Assim, Lula acredita que André Fufuca, líder do PP na Câmara, teria uma pasta finalística e com peso político de conseguir atrair para a base governista a maioria do partido na Câmara.

Para o Republicanos, com já publicanos, Lula quer destinar o Ministério de Portos e Aeroportos. A pasta ficaria sob o comando de Silvio Costa Filho.

Nesta quarta-feira, Lula conversou com o ministro do Desenvolvimento Social, Welligton Dias, sobre a reforma ministerial. O presidente petista reafirmou que Dias ficará à frente da pasta, minando os planos do PP de ocupá-la.

A reforma ministerial se dará por meio de Medida Provisória, que precisará ser aprovada pelo Congresso posteriormente.
Até o momento, só houve uma única mudança na composição da Esplanada de Lula, a troca de Daniela Carneiro (sem partido) por Celso Sabino (União Brasil) no comando do Ministério do Turismo.

Carneiro entregou oficialmente o cargo em julho, após meses de conflito com o União Brasil. Em abril, ela tinha anunciado seu pedido de desfiliação do partido por racha no diretório estadual no Rio de Janeiro.

O União então forçou Lula a trocar o comando do ministério, que é um dos três na cota do partido, junto ao de Comunicações e de Integração e Desenvolvimento Regional.
Fonte – O Antagonista