O vereador Leonardo Dias (PL) realizou mais uma série de fiscalizações a equipamentos públicos, nessa quinta-feira (3), em Maceió. Desta vez, o edil visitou quatro unidades de saúde localizadas na região central da cidade.
Leonardo esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Trapiche, onde encontrou diversos problemas, entre os mais graves, o atraso para transferência de pacientes para hospitais.
De responsabilidade do Governo do Estado, este encaminhamento tem refletido diretamente na capacidade de atendimento da UPA administrada pelo Município. O vereador, que realiza frequentes fiscalizações ao local, entende que a situação beira o colapso.
Além do retardo nas transferências, Dias constatou ainda que os pacientes estavam esperando por um período além do recomendado pelo Protocolo de Manchester.
"Nunca vi essa UPA tão cheia. As pessoas estão esperando por transferências há muito tempo e não vimos esta situação nem no período da pandemia da Covid-19. Há pacientes esperando por uma transferência há cerca de uma semana. Essa é uma responsabilidade do Governo do Estado. Infelizmente, muitas pessoas estão esperando um tempo além do recomendado para um tratamento digno. Me reunirei com o secretário de Saúde para chegarmos a uma solução para este problema", afirmou o vereador.
Além da UPA, Leonardo Dias também visitou o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Dom Adelmo Machado, no bairro do Prado. No local, o vereador constatou alguns problemas estruturais, como infiltrações em paredes, equipamentos de ar-condicionado danificados, além de buracos no teto e janelas quebradas.
Em seguida, Leonardo se dirigiu à Unidade de Saúde da Família Professor Durval Cortez, também no bairro do Prado. O local passou por reformas recentemente. Entretanto, foram encontrados alguns problemas estruturais de menor urgência.