Em Sessão Solene na Câmara Municipal de Maceió (CMM) realizada na manhã desta sexta-feira (25), o vereador Leonardo Dias (PL) e seu pai, Mário Soares Dias, foram homenageados com o Título de Cidadão Honorário de Maceió.


A solenidade foi conduzida pelo presidente da CMM, vereador Galba Netto e contou com a presença dos edis Silvania Barbosa, Cal Moreira, Chico Filho, Fábio Rogério, Olívia Tenório e dos propositores dos títulos a Leonardo Dias e Mário Dias, Joãozinho e Eduardo Canuto, respectivamente.


Na presença de seus familiares e amigos, Leonardo se emocionou ao receber a homenagem. O vereador agradeceu a honraria recebida das mãos de Joãozinho, a quem demonstrou carinho e companheirismo. "Chesterton diz que nós escolhemos os nossos amigos e também escolhemos os nossos inimigos, mas só Deus escolhe os nossos vizinhos. No plenário me sento sempre na cadeira de nº 4 e eu agradeço a Deus por ter escolhido Joãozinho para a cadeira nº 3. Sempre compartilhamos nossas angústias e esperanças daquilo que Deus desejou para o seu e para o meu mandato”.


Nascido em Sergipe, Leonardo viveu grande parte de sua vida em Maceió. Na capital alagoana, criou raízes, casou-se, cria seus filhos, empreende, gera empregos e foi aqui que descobriu a sua vocação política. Aos familiares, o vereador estendeu os seus agradecimentos. “Agradeço à minha esposa e aos meus três filhos. Ao meu pai e à minha mãe, que são os grandes responsáveis por tudo aquilo que eu sou. Sou grato por toda educação e valores que me transmitiram”.


Leonardo relembrou sua trajetória em Maceió e de sua atuação como ativista político, que lhe rendeu a honraria de Cidadão Honorário de Alagoas, proposta pelo deputado estadual Bruno Toledo, em 2020. 


Agora, como vereador, Dias recebeu a honraria devido à sua atuação na Casa de Mário Guimarães. Leonardo estendeu seus agradecimentos aos assessores que compõem seu gabinete e atribuiu sua eleição aos amigos que lhe fortaleceram durante seu ativismo político.

“Agradeço a Deus pelas pessoas que Ele colocou em meu caminho. Fomos unidos pelos mesmos quereres e não quereres. Eu não tenho assessor, mas uma família dentro do meu gabinete. Estendo minha gratidão a muitos amigos que antes mesmo de ser vereador, se juntaram a mim na esperança de um Brasil diferente. Eu não ganhei a eleição por ser o Leonardo, mas pelas ideias e valores que nos uniram”, destacou.

Em pronunciamento durante a solenidade, o chefe de gabinete de Leonardo Dias, o jornalista Luís Vilar, destacou a liderança e a sensibilidade do vereador em sua rotina de trabalho.

“Cada um de nós [assessores], em suas diferentes características individuais, temos um objetivo comum. Certamente não teríamos evoluído tanto se não tivéssemos um grande timoneiro neste barco, alguém que sabe liderar com características paradoxais. Leonardo é um cara com grandes explosões, mas com um carinho enorme. É a mesma pessoa que cobra assustadoramente muito, mas que consegue ter uma paciência incrível diante das dificuldades”, afirmou.

Propositor do Projeto de Decreto Legislativo (PDL), que rendeu a homenagem a Leonardo Dias, o vereador Joãozinho também se pronunciou durante sessão. “Falar do Leonardo é muito fácil. É um cara amigo e leal. Não tenha dúvidas de que merece as homenagens por ser um parlamentar exemplar. Quem dera tivéssemos mais ‘Leonardos’ neste país”, pontuou.

Coube ao vereador Fábio Rogério elencar o compromisso social do vereador Leonardo, a quem se referiu como “um homem de coração gigante e sensível”, ao lembrar do episódio em que o homenageado acolheu os imigrantes indígenas da Venezuela. “Temos em Maceió cerca de 115 indígenas da tribo warao, que passaram por muitas dificuldades para chegar em Maceió e quem parou para ir ao encontro dessas pessoas nas praças e nos semáforos foi Leonardo Dias. Ele tem um coração gigante e um olhar especial para os pobres de nossa cidade e está sempre ao lado dos que estão em vulnerabilidade social”.

PAI DE VEREADOR TAMBÉM RECEBE HONRARIA

O empresário Mário Dias, pai de Leonardo Dias, também foi homenageado com o Título de Cidadão de Maceió. A proposição foi apresentada pelo vereador Eduardo Canuto. Durante a solenidade, o edil destacou o trabalho realizado pelo homenageado, sergipano de nascimento, e maceioense por escolha.

“Mário foi a pessoa que me deu a oportunidade de me sentir independente e isso não tem preço. Lhe admiro como gestor e administrador. É um cara admirado por todos. Para mim, estar aqui é uma forma de agradecer tudo que você representa e fez pela nossa cidade. Um reconhecimento aprovado por unanimidade nesta Casa”. 

Filha do empresário, Karina Dias representou seus familiares em discurso durante a solenidade. Ela destacou o amor que seu pai tem por Maceió. “É uma honra ver meu pai recebendo este título muito justo. Ele chegou aqui, se desenvolveu e tomando muito amor por esta terra que fez muito bem a ele. Maceió o acolheu e fez dele uma pessoa próspera, onde ele ajudou e continua ajudando muito as pessoas daqui. É uma pessoa especial e nos ensinou sobre o temor a Deus. Tenho muito orgulho da família que eu faço parte e é uma história de vida que não tem como sintetizar em poucas palavras”. 

Ex-bancário e formado em Direito, Mário Dias foi presidente da Cooperativa de Consumo dos Funcionários do Banco do Brasil em Alagoas. Em Maceió, tornou-se empresário e liderou o segmento de administração de imóveis durante décadas”. Emocionado, ele agradeceu a homenagem recebida.

“Agradeço a Deus pela oportunidade de aqui estar e, especialmente, pelo motivo que aqui estou. Quero agradecer a deferência deste título que honra, não somente a mim, mas a toda minha família. Agradecer ao combativo, patriota e guerreiro, meu filho Leonardo Dias e estendo especialmente ao magnânimo, generoso, cujo os sentimentos são somente superados pela sua estatura de campeão, o vereador Eduardo Canuto” concluiu.