O deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) apresentou Projeto de Lei (PL), nesta terça-feira (10), para regulamentar o exercício profissional de quem atua na radiologia. Para o parlamentar, apenas os formados ao menos com curso técnico na área devem realizar o procedimento.


"Temos visto pessoas que não são da área, não receberam o devido treinamento, executando o procedimento. A exposição e o manuseio indevidos desses equipamentos fazem mal à saúde", comenta Ronaldo Medeiros.

De acordo com o PL apresentado pelo deputado, a obrigatoriedade de formação em radiologia "não se aplica a exames de competência exclusiva médica, tais como o laudo e a execução dos exames como o de ultrassonografia, privativo desse profissional".

Ronaldo Medeiros destaca a segurança e a qualidade dos serviços de radiologia, aos trabalhadores e à população, em geral.

"Precisamos garantir a segurança de quem opera os equipamentos de radiologia e também garantir a excelência dos serviços prestados. Exigir formação técnica tem papel é central nisso", argumenta o deputado estadual.