Pela projeção do vice-governador Ronaldo Lessa (PDT), o governador Paulo Dantas (MDB) será candidato ao Senado em 2026. A declaração foi dada na última sexta-feira, 8, durante uma cerimônia de filiação em Junqueiro, no Agreste de Alagoas.

Caso Dantas deixe o estado para fazer carreira em Brasília, o vice-governador assume o comando do Poder Executivo alagoano. “Serei governador em 2026 porque o Paulo [Dantas] vai sair [do governo] e tem que continuar politicamente como senador ou deputado federal”, discursou o vice-governador aos correligionários.

No discurso, Ronaldo Lessa, que preside o Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Alagoas, já deu sinais de algumas projeções, disse que possivelmente voltará a governar Alagoas e pediu aos filiados que nas eleições deste ano serão candidatos a prefeito e vereador não desistam da vida política.

De acordo com a legislação eleitoral vigente, caso um governador tenha pretensões políticas em disputar o mandato de deputado federal ou senador, ele precisa renunciar ao cargo seis meses antes das eleições.

A disputa pelo Senado em 2026 tem nomes como o senador Renan Calheiros (MDB), candidato natural a mais um mandato. Também senador, Rodrigo Cunha é outro nome considerado candidato natural à reeleição. O partido pode lançar uma chapa forte com os nomes de Renan Calheiros e Paulo Dantas.

O Progressistas (PP) do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não deve ficar de fora dessa disputa. Aliados de Lira já garantem que o parlamentar continua pavimentando o caminho para uma candidatura ao Senado em 2026. Na Câmara dos Deputados, continua atuando para eleger o seu sucessor também do partido Progressistas.

Fonte - Extra