Em 2023, mais de 50 profissionais da limpeza urbana da cidade de Maceió (AL) se cortaram com algum tipo de material devido ao descarte irregular. Conforme a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), os registros ocorreram com objetos como: lâminas de barbear, agulhas, pregos, pedaços de madeira, tampas de alimentos enlatados, vidros, etc.

O Código Municipal de Limpeza Urbana prevê uma multa de até R$ 1.200 para quem descartar itens perfurocortantes de forma inadequada. A Alurb orienta que os objetos sejam colocados dentro de recipientes como garrafas PETs vazias, caixas de leite, lata ou caixas de papelão.

O órgão também aconselha informar, por escrito, que aquele material é perfurocortante. “Coloque em letras grandes e bem visíveis: “CUIDADO, MATERIAL CORTANTE”. Ou escreva do que realmente se trata. Por exemplo: “CUIDADO, VIDRO QUEBRADO”, informa a Alurb. Com a atitude, além de ajudar os garis, o cuidado também irá evitar acidentes com os catadores de materiais recicláveis e os animais, que também mexem no lixo.

Fonte - Agora Alagoas