A Justiça Eleitoral determinou que Valmiro Costa, candidato a reeleição pelo município de Poço das Trincheiras, apague um vídeo de suas redes sociais por FAKE NEWS (notícia falsa). O vídeo com notícia falsa foi divulgado por Valmiro em suas redes sociais e dá a entender ao eleitorado que o aparelho ortopédico foi fornecido pelo prefeito, a informação é falsa. 


A decisão é da 50ª Zona Eleitoral de Maravilha, destaca que a propaganda eleitoral através da manipulação de palavras distorce o ocorrido para criar a ilusão de que o prefeito foi o diretamente responsável por sua entrega. 


Trata da disseminação de conteúdo sabidamente falso em propaganda eleitoral veiculada na internet. O conteúdo do vídeo, em sua totalidade, cria uma impressão equivocada de que o prefeito foi o responsável direto pela entrega do equipamento, o que pode influenciar indevidamente o eleitorado.


O PDT de Poço das Trincheiras apresentou um documento da Associação Pestalozzi de Arapiraca que atesta a entrega de cadeira de rodas ao Sr. José Hélio. 


Com isso, foi determinando a remoção do vídeo das redes sociais de Valmiro sob pena de multa de R$ 5 mil.


O caso passa a ser julgado pelo Ministério Público Eleitoral.