Brasília tem sido palco de intensas articulações políticas que podem influenciar a composição do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Uma dessas movimentações envolve a senadora Eudócia Caldas (PL-AL), mãe do prefeito de Maceió, JHC (PL), e que será empossada no Senado após o acordo político que levou Rodrigo Cunha (então senador) a ser escolhido como vice-prefeito na chapa de reeleição do filho, em 2024.
Segundo fontes próximas às negociações, Eudócia, bolsonarista e presidente do PL Mulher em Alagoas, pode alinhar-se à bancada governista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Senado. A aproximação teria como objetivo principal fortalecer a candidatura de sua parente, a procuradora do Ministério Público Estadual de Alagoas, Marluce Caldas, para uma das vagas abertas no STJ.
A procuradora conseguiu superar concorrentes de maior destaque político, figurando na lista tríplice enviada ao Palácio do Planalto. No entanto, a escolha final exige apoio político expressivo no Senado, onde os indicados passam por sabatina e votação.
Embora Marluce tenha construído sua carreira sem precisar de apadrinhamento político, sua nomeação depende, agora, de articulações que fogem à esfera técnica. A expectativa é que o eventual apoio de Eudócia ao governo Lula no Senado possa ser decisivo para garantir a vaga.
Apesar disso, seu filh JHC tem mantido seu se consolida, dado o percentual de votos que o reelegeu, como um dos principais líderes bolsonaristas no Nordeste.